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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Deficiência Física







   A deficiência física é uma disfunção ou interrupção dos movimentos superiores e ou inferiores. Pode Classificar-se como paralisia ou paresia, de acordo com grau de comprometimento.

   Paralisia é a perda da capacidade de contração muscular voluntária, ou seja, uma impossibilidade de movimentos voluntários. A paresia refere-se ao comprometimento parcial dos movimentos, ou seja, quando os movimentos estão apenas limitados ou fracos.

   As paralisias se classificam em:


  Monoplegia: condição rara em que apenas um membro é afetado.

  Diplegia: quando são afetados os membros superiores.

  Hemiplegia: quando são afetados os membros do lado mesmo.

  Triplegia: condição rara em que três membros são afetados.

  Tetraplegia ou quadriplegia: quando uma paralisia atinge todos os membros. É ocasionada geralmente por lesões na sexta ou na sétima vértebras.

  Paraplegia: quando uma paralisia afeta apenas os movimentos inferiores e pode ter como consequências déficits sensitivos e motores.

 

   As doenças ou lesões podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidades variáveis.
    Crianças com paralisia cerebral não conseguem controlar alguns ou  todos os seus movimentos. Podem apresentar dificuldade em falar, andar ou usar as mãos. Algumas delas serão capazes de sentar-se sem apoio, mas outras necessitam de ajuda para a maioria das tarefas de vida diária.


   Algumas crianças ainda podem apresentar outros problemas, como epilepsia, deficiência mental, deficiências visuais deficiências, dificuldade de aprendizagem, dificuldades de falar e de alimentar-se e, ainda, dificuldades auditivas, problemas odontológicos e salivação incontrolável.

   Todos esses distúrbios afetam o comportamento emocional e social da criança e podem resultar num atraso no desenvolvimento global.

   O educador deverá ficar atento para não confundir as consequências da deficiência com a capacidade cognitiva da criança.

   Atualmente, há diversas e inovadoras  possibilidades de melhorar e minimizar os efeitos da deficiência.

   É Necessário que o educador desenvolva um olhar para as potencialidades e possibilidades da criança e lhe ofereça condições para seu desenvolvimento.



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