SEJAM BEM VINDOS!

Sejam muito bem vindos ao meu cantinho, entre e fique a vontade!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Deficiência Auditiva


   Deve- se considerar como deficiência auditiva não só a redução na sensitividade da audição, mas também qualquer distúrbio nela expresso em qualidade, e não em intensidade sonora.

   São tipos de deficiência auditiva:


   Deficiência auditiva condutiva: interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna.

   Deficiência auditiva sensorioneural: impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo.

   Deficiência auditiva mista: alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.

   Deficiência auditiva central ou surdez central: diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras, que podem ser acompanhadas ou não de diminuição da sensitividade auditiva.
   Os graus da severidade da deficiência auditiva podem variar entre os níveis leve, moderado, severo e profundo.
Pessoas com níveis de perda auditiva profunda são chamadas surdas.

   A deficiência auditiva, geralmente, ocasiona dificuldades nos seguintes aspectos:

   Linguagem oral;


   Coordenação visomotora;


   Orientação espaço- temporal.


   A criança com deficiência auditiva tem potencial para desenvolver as mesmas competências que a criança de audição normal, necessitando apenas dos recursos necessários para sua aprendizagem.
   A Linguagem Brasileira de Sinais ( LIBRAS) é a primeira língua das pessoas surdas e consiste de sinais com gestos das mãos e dos dedos para cada letra do alfabeto. Por esse motivo é necessário que o educador procure informar-se  mais cada dia sobre esses recursos que contribuirão para que a criança tenha um comunicação efetiva no ambiente escolar.

Um comentário:

  1. Passei pra deixar um abraço!!! Não sei o que está acontecendo, mas não consigo deixar recados na sua caixinha de recados. Espero que tenha um final de semana iluminado e feliz.

    ResponderExcluir