A deficiência física é uma disfunção ou interrupção dos movimentos superiores e ou inferiores. Pode Classificar-se como paralisia ou paresia, de acordo com grau de comprometimento.
Paralisia é a perda da capacidade de contração muscular voluntária, ou seja, uma impossibilidade de movimentos voluntários. A paresia refere-se ao comprometimento parcial dos movimentos, ou seja, quando os movimentos estão apenas limitados ou fracos.
As paralisias se classificam em:
Monoplegia: condição rara em que apenas um membro é afetado.
Diplegia: quando são afetados os membros superiores.
Hemiplegia: quando são afetados os membros do lado mesmo.
Triplegia: condição rara em que três membros são afetados.
Tetraplegia ou quadriplegia: quando uma paralisia atinge todos os membros. É ocasionada geralmente por lesões na sexta ou na sétima vértebras.
Paraplegia: quando uma paralisia afeta apenas os movimentos inferiores e pode ter como consequências déficits sensitivos e motores.
Monoplegia: condição rara em que apenas um membro é afetado.
Diplegia: quando são afetados os membros superiores.
Hemiplegia: quando são afetados os membros do lado mesmo.
Triplegia: condição rara em que três membros são afetados.
Tetraplegia ou quadriplegia: quando uma paralisia atinge todos os membros. É ocasionada geralmente por lesões na sexta ou na sétima vértebras.
Paraplegia: quando uma paralisia afeta apenas os movimentos inferiores e pode ter como consequências déficits sensitivos e motores.
Crianças com paralisia cerebral não conseguem controlar alguns ou todos os seus movimentos. Podem apresentar dificuldade em falar, andar ou usar as mãos. Algumas delas serão capazes de sentar-se sem apoio, mas outras necessitam de ajuda para a maioria das tarefas de vida diária.
Algumas crianças ainda podem apresentar outros problemas, como epilepsia, deficiência mental, deficiências visuais deficiências, dificuldade de aprendizagem, dificuldades de falar e de alimentar-se e, ainda, dificuldades auditivas, problemas odontológicos e salivação incontrolável.
Todos esses distúrbios afetam o comportamento emocional e social da criança e podem resultar num atraso no desenvolvimento global.
O educador deverá ficar atento para não confundir as consequências da deficiência com a capacidade cognitiva da criança.
Atualmente, há diversas e inovadoras possibilidades de melhorar e minimizar os efeitos da deficiência.
É Necessário que o educador desenvolva um olhar para as potencialidades e possibilidades da criança e lhe ofereça condições para seu desenvolvimento.
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