SEJAM BEM VINDOS!

Sejam muito bem vindos ao meu cantinho, entre e fique a vontade!

domingo, 18 de julho de 2010

Maternal II



   Objetivo Geral

   Propiciar o desenvolvimento infantil, considerando os conhecimentos e valores culturais que as crianças têm e, progressivamente, garantir a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criticidade, responsabilidade, e a formação do autoconceito positivo, contribuindo, portanto para a formação da cidadania.

   Conteúdos Básicos

   Maternal II

   1. Conhecimento Lingüístico:

   1.1 Linguagem oral

  •    Ampliação do vocabulário;

  •    Interação através da linguagem;

  •    Conhecimento das várias modalidades de linguagem;

  •    Narração, reprodução e criação da histórias;

  •    Dramatização de histórias, situações vividas e situações criadas;

   1.2 Grafismo e Linguagem escrita

  •    Desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;

  •    Produção livre de desenho;

  •    Produção de livros, álbuns, murais;

  •    Contato com seu nome.

   1.3 Expressão plástica

  •    Construção bidimensional (desenho, pintura, rasgadura, recorte, colagem, alinhavo);

  •    Construção tridimensional (modelagem, dobradura, montagem).

  1.4 Expressão sonora e corporal

  •    Exploração, reconhecimento e reprodução de sons;

  •    Exploração, reconhecimento e reprodução de ritmos;

  •    Conhecimento e reprodução de canções folclóricas, populares e relacionadas aos temas em estudo;

  •    Representação através da mímica e da dramatização;

  •    Conhecimento e reprodução de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas.

   2. Matemática:

   2.1 Classes

  •    Organização de classes de elementos segundo os atributos de: cor, forma, quantidade,

  •    textura;

  •    Igualdade e diferença.

   2.2 Medidas


  •    Comparação de tamanhos: lado a lado; maior/menor; pequeno/grande;

  •    Comparação de distância: longe/perto;

  •    Comparação de tempo: dia/noite; manhã/tarde; antes/depois; hoje;

  •    Comparação de capacidade: vazio/cheio;

  •    Comparação de massa: pesado/leve.

   2.3 Números

  •    Contagem oral;

  •    Designação de uma quantidade: um – nenhum – alguns – todos – muito – pouco;

  •    Agrupamento obedecendo a critérios;

  •    Seqüências obedecendo a um modelo padrão.

   2.4 Geometria

  •    Observação e exploração do espaço;

  •    Formas dos objetos: diferenças e semelhanças;

  •    Formas geométricas: círculo – quadrado – triângulo.

   3. Ciências Naturais:

  •    Estudo da natureza, seus atributos e suas transformações:

   3.1 Ser Humano

  •   Identificação do ser humano e suas necessidades;

  •    Conhecimento do corpo humano – parte externa; consciência corporal;

  •    Exploração dos órgãos dos sentidos.

   3.2 Animais

  •    Conhecimento dos animais, suas características físicas, cuidados;

  •    Identificação da sua utilidade para o homem, das precauções necessárias e preocupação com o equilíbrio da natureza.

   3.3 Vegetais

  •    Conhecimento dos vegetais, através da observação;

  •    Constatação das necessidades dos vegetais, através da observação e realização de experiências;

  •    Conhecimento das fases do desenvolvimento do vegetal.

   3.4 Astros

  •    Identificação do dia e da noite.

   3.5 Força e movimento

  •    Experimentação de deslocamentos pela atuação de forças (cabo de guerra, levantamento de objetos com alavancas, balanço, gangorra);

  •   Produção e observação de movimentos curvilíneos e retilíneos (trajetória da bola, avião de papel, carrinhos, plano inclinado).

   3.6 Luz

  •    Reconhecimento de fontes de luminosidade;

  •    Observação de sombra, localização da sombra em relação ao sol.

   3.7 Som

  •   Identificação de sons produzidos pelo corpo, por objetos, por materiais diversos;

  •    Observação da propagação do som (telefone de lata).

   3.8 Água

  •    Observação e realização de experiências relacionadas à origem da água;

  •    Observação dos fenômenos da natureza (chuva, vento, tempestade).

   4. Estudos Sociais:

   4.1 A criança e a família

  •    Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;

  •    Percepção da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;

  •    Datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário